Tudo sobre Neptunes, N*E*R*D e Pharrell Williams

Os Neptunes estão voltando?

Dêem uma olhada nesse artigo que eu traduzi que a FADER fez dos Neptunes.

A resposta fácil e mais óbvia é ‘Hey, idiota, eles nunca se foram. É só olhar para a lista de produções no Wikipedia‘. Exato, 2010 foi incontestavelmente um ano cheio para a dupla. Pharrell co-produziu a trilha sonora de ‘Despicable Me’, trabalhou com Chad Hugo na maior parte do álbum do Game e terminaram e lançaram o 4° álbum do N*E*R*D. Mas ainda continua a pergunta: “Onde eles se meteram?” Uma olhada de perto na lista de produções recentes só nos mostra que eles fizeram beats para grandes nomes da música constantemente, mas as mesmas nunca são lançadas. E a quantidade de músicas paradas no estoque não é prenúncio de um talento morto, é simplesmente o negócio de cortar a gordura. Mas quando muito excesso é cortado você começa a se perguntar quando vamos chegar na carne. A lista de colaborações em potencial que não fizeram parte do corte final é desanimador.

O que deu errado? A resposta para essa questão é provavelmente o título da marca d’água dessas músicas que não foram lançadas “um monte de faixas apenas okay.” (faixa okay = faixa simples, nada extraordinário)

A semi-morna “Haterade” por Gucci Mane; uma faixa esquecida do Pusha T; a talvez uma parceria com o, um pouco esquecido, Lil Scrappy. Porque, nos dias de hoje, uma colaboração entre Neptunes e Drake é apenas uma necessidade e não um irrefutável sucesso, um enorme hit? Talvez os corações deles não estão no trabalho como antes, talvez as profundezas dos sintetizadores suaves que eles usavam estão em volta de minas terrestres. O que é que seja, os últimos anos não foram sólidos para a dupla uma vez dominante e úbiqua.

Mas há duas músicas  sucedidas a pouco tempo que podem ser os pássaros de uma nova primavera para os Neptunes. “Raid” da mixtape Fear Of God, de Pusha T e “Like The Way” da mix do rapper N.O.R.E bate com a mesma ferocidade que as faixas produzidas por Pharrell e Chad antes fez com sucessos com Nelly, Jay-Z e Snoop Dogg.

“Like The Way” é especialmente bananas (jeito americano de dizer que algo é bom/legal), com um sintetizador açucarado com uma percussão direto do Stomp, bells astutos e alguns sons de gritos que Pharrell faz com a boca.

“Raid”, que apresenta um antigo leão, ocasionalmente atual, 50 Cent, tem semelhanças com um piano funk, e um baixo cheio de groove.

Essas músicas são realmente muito boas. Então perguntamos: “Estão os Neptunes de volta?” De algum modo eles sempre serão aqueles que fizeram alguém descer no chão e abrir suas asas (referência da música Flap Your Wings, do Nelly), mas aonde estão os novos sucessos? Quem serão os novos rappers que terão suas carreiras avalancadas pelas produções que uma vez foram a prova de balas?

O futuro aguarda as boas de Pharrell, e as batidas de rap do Chad. Mas o que seria bom na verdade? Uma grande e excitante colaboração pode ser a com o novo BFF de Pharrell Williams: Tyler, The Creator. Até agora Tyler tem sido a única voz em suas produções. Odd Future, Lil B e Lex Luger são caras muito jovens que estão fazendo coisas muito excitantes e novas para o rap. Esperançosamente as explosões desses jovens podem ser melhoradas com a sagacidade de lendas. E esperamos que os Neptunes deixem um pouco de lado o N*E*R*D, BBC, etc, e agora só queiram fazer super hits. Por alguma razão, parece ter algo nas águas deles de novo, em Virginia, Miami, ou onde diabos eles decidirem pousar seu helicoptero.

Fonte: TheFADER.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s